Jornal do Almoço RBS-TV 28/08


Duas escolas, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, se destacam por indíces positivos.

No Rio Grande do Sul é a nossa escola, assistam ao vídeo, vale a pena.

Não percam

Amigos, não deixem de se emocionar lendo o texto de Luiz Carlos Ruschel Gomes em sua coluna no Jornal OFarrroupilha, 24 de agosto.


AGRADECIMENTO


Comemoração educação



23/08/2012 | N° 11460

PELA SERRA | RAQUEL FRONZA



    PELA SERRA FARROUPILHA: Mais de mil pessoas 
   caminham juntas para comemorar primeiro lugar de escola
   municipal no Ideb.
Os fogos de artíficio anunciaram o que mais de mil pessoas já sabiam, ao caminhar juntas no Centro de Farroupilha, na manhã de ontem: a Escola Municipal Santa Cruz, de Farroupilha, atingiu o primeiro lugar no RS no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Faixas, cartazes, bandeiras e outros itens queriam chamar a atenção e avisar os que ainda desconheciam a proeza. A festa se estendeu na Praça da Matriz com o show da banda Velocetts. A melhor escola no ranking estadual entre as séries finais é de Farroupilha.


Vídeo da caminhada

video

Daiane Reuss participa do Interact


O Interact é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviços para jovens entre 12 e 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apóiam, os Interact Clubs são completamente autônomos.
No  Club Interact Farroupilha participa nossa aluna Daiana Reuss, que já está em missão para arrecadação de materiais escolares que serão doados a Casa Lar Oscar Bertholdo.

Também saiu reportagem no Jornal O Farroupilha de 10 de agosto conforme matéria abaixo.




CAMINHADA COMEMORATIVA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

quarta, 22 de agosto de 2012 às 11:49
Professores e alunos da rede municipal celebram qualidade da educação com caminhada pelo centro 
Com direito a fogos de artifício, banda de rock e benção do pe. Paulo Gasparetto, alunos e professores da rede municipal de ensino de Farroupilha comemoraram em uma caminhada pelo centro da cidade o excelente resultado no IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica divulgado na semana passada.  Mais de mil estudantes e educadores participaram carregando balões, faixas, cartazes e bandeiras, atraindo a atenção por onde passaram.

Foto: Leandro Rodrigues
caminhada
Estudantes e professores comemoraram resultados com caminhada pelo centro da cidade

prefeito
Prefeito Ademir Baretta aplaudiu estudantes na chegada à Praça da Matriz


   Farroupilha atingiu média 6.6 no IDEB para as séries iniciais, com as escolas da rede municipal. Nos anos finais do Ensino Fundamental a média foi 5.4, bem acima das médias estadual e do Brasil. A melhor escola no ranking estadual entre as séries finais e a terceira melhor nas séries iniciais do Estado estão em Farroupilha.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Farroupilha

Paricipação Rádio Spaço 16/08

       No dia 16 de agosto, no final de tarde, no programa fim de expediente, sob o comando de Rogério Portolan, participaram as Diretoras das escolas bem avaliadas no IDEB Luciana Zanfeliz e Neusa Prestes, diretoras das escolas municipais Santa Cruz e Oscar Bertoldo, respectivamente.
A nossa Diretora Luciana estava acompanhada pelas professoras Kátia Brites e Paula Crocoli Sonza e pela aluna Rauana Madalosso, para falar do êxito da escola de ser o 1° lugar do IDEB no RS.

     Fonre: Radio Spaço

Caminhada Comemorativa - Participem


SANTA CRUZ É 1º LUGAR NO IDEB RS



Nota 10

O Farroupilha - 17 de agosto

A melhor nota é nossa

O Farroupilha

A melhor nota é nossa




17 de Agosto de 2012
Professores comemoram a conquista do primeiro lugar no Estado - Foto Leandro Rodrigues
Foto: Leandro Rodrigues

Escola Santa Cruz, de Nova Milano, é apontada pelo Ministério da Educação como a melhor do Estado. Nota de 6,8 medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que Farroupilha sabe fazer a lição de casa

Educar vai além da transmissão de conhecimento. Educar, em Farroupilha, é sinônimo de colaboração. E foi assim que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, em Nova Milano, conquistou o primeiro lugar na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última quarta-feira, dia 15, pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado é o melhor para os anos finais entre as escolas públicas do Estado e a 17ª posição do ranking nacional, entre 30.842 escolas avaliadas.

Na contramão do ensino gaúcho, que manteve a avaliação de 4,1 pontos, a escola Santa Cruz regozija-se com a nota obtida na avaliação: 6,8 pontos. “Esperávamos bons resultados mas, não imaginávamos que conquistaríamos a primeira colocação”, diz aos sorrisos a diretora Luciana Zanfeliz, 42 anos. A escola cresce a olhos vistos. Desde a primeira avaliação, a Santa Cruz apresentou um crescimento de 2,3 pontos. Largou de 4,5 pontos em 2005, cruzando por 4,9 (2007), saltou para 6,0 (2009) até alcançar os atuais 6,8.

“A receita está, sobretudo, na valorização dos professores, em oferecer uma infraestrutura adequada e termos certa autonomia em relação aos alunos”, explica Luciana. Mais do que estar presente no dia a dia de alunos e professores, outro ingrediente fundamental nesta fórmula está na participação maciça dos pais. A diretora conta um episódio que mostra o envolvimento da comunidade com a escola.

“Certa vez tivemos a escola invadida e roubada. Como faz parte da cultura da comunidade a colaboração, formou-se um mutirão e promovemos um bingo beneficente para que pudéssemos recuperar os equipamentos levados pelos ladrões. Foi um gesto lindo em que os pais se envolveram”, conta. “Aqui, as pessoas sentem-se aconchegadas”, reconhece Luciana.

Outros fatores colaboram para os resultados, como o investimento no esporte. A escola dispõe de duas quadras poliesportivas – uma delas coberta – e laboratórios de informática e ciências, os preferidos. “Além das pesquisas da disciplina, os alunos produzem aromatizantes e saches perfumados”, orgulha-se a professora de Ciências, Kátia Grazziotin Brites, 49. Segundo ela, o espaço deve ser agradável para que o estudante sinta-se bem e tenha vontade de aprender. Ela encorpa o coro quando o assunto é colaboração. “Aqui todo mundo ‘pega junto’. A parceria é fundamental.”

Educação com amor


Para quem visita a escola, já percebe o envolvimento de alunos, pais e professores ao entrar. E as histórias de superação são muitas, conforme a diretora. Luciana se lembra de uma aluna no início da sua carreira como professora, há 23 anos. “Era uma menina tímida, apresentava dificuldade na aprendizagem. Certa vez, em uma apresentação da escola, ela disse que gostaria de ser advogada quando crescesse. Diante disso, reforçamos a atenção sobre os estudos de Língua Portuguesa e Matemática. Hoje, ela atua como advogada em Santa Catarina”, recorda a professora, com um brilho contagiante no olhar.

Há outra passagem que marca Luciana. “Outro estudante tinha problemas com o ensino da Matemática. Era inquieto e perdia o foco com muita facilidade. Reforçamos a atenção a ele. Hoje, nosso estudante é contador”, relata a diretora com certa vaidade. “Temos um olhar amoroso sobre o aluno”, revela Luciana.

Orgulho de estudar

Diante da dedicação do corpo docente da escola, os alunos deixam claro o amor pela Santa Cruz. A estudante do 8º ano, Rauana Madalosso, 14 anos, conta que estuda na escola desde tenra idade. “Uma vez fui morar em Caxias do Sul, mas pedi para voltar para cá”, diz ela. Dos locais preferidos, está o laboratório de Ciências. “Adoro fazer experiências”, conta sorrindo.


O colega de sala, Eduardo Chiele, 15, prefere o laboratório de Informática. Aluno recente – ele chegou na escola no ano passado -, o adolescente nutre um grande carinho pelos colegas. “Pelos professores e pela ‘dire’ também”, apressa-se em responder. O bate bola na hora do recreio é um prenúncio do seu futuro. “Quero ser jogador de futebol. Se não der, quero cuidar dos animais. Quero ser veterinário”, conta.









Escola de Farroupilha tem o melhor resultado Ideb do Estado



  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta terça-feira, apontou que uma escola do interior de Farroupilha tem as melhores notas para a 8ª série, é a primeira colocada no Estado e ocupa a 17ª posição na avaliação nacional. Na contra mão, o Rio Grande do Sul tem o pior índice nacional.
     Professores da Escola Santa Cruz comemoram o resultado (foto: Marcio Rogério)
    Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz de Nova Milano, interior de Farroupilha, receberam a informação na manhã desta quarta-feira e, foram surpreendidos pela conquista. De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto Márcia Rombaldi, esta conquista tem alguns segredos, entre eles o fato de os professores receberem preparação para atuar na rede municipal, ainda a manutenção dos profissionais por um longo período na mesma escola.
    O aperfeiçoamento dos professores e o comprometimento deles e da comunidade e uma serie de fatores podem ser apontados para alcançar este índice. - destaca a secretária. A escola alcançou a média de 6,8 e o município 6,6 e, teve como indicadores positivos para conquistar o resultado, a taxa de aprovação, a baixa evasão escolar e desempenho dos alunos. Os professores e alunos receberam a visita de autoridades municipais na manhã desta quarta-feira para comemorar o resultado.  
  •  
  • Escola de Nova Milano tem o melhor índice IDEB (foto: Leandro Rodrigues)

Farroupilha é destaque na Estadual na educação (foto: Leandro Rodrigues)
Fonte: http://www.leouve.com.br/cidadania/educacao/item/4722-escola-farroupilhense-tem-o-melhor-resultado-ideb-do-estado

PARABÉNS!

PARABÉNS DIREÇÃO, PROFESSORES, EX-PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS, EX-ALUNOS, PAIS, COMUNIDADE DE NOVA MILANO E PODER PÚBLICO MUNICIPAL QUE AJUDARAM A CONSTRUIR ESSA CAMINHADA DE SUCESSO!

1º LUGAR NO ESTADO - IDEB séries finais

     Nossa homenagem especial a todos os nossos ex-alunos e em especial aos concluintes 2011.
      Foto acervo da escola.

Assistam o vídeo do Bom dia Rio Grande com a notícia da nossa escola.
Bom Dia Rio Grande - 15 de agosto
15/08/2012 06h35 - Atualizado em 15/08/2012 06h48

Márcio Luiz Do G1 RS, em Farroupilha

Escola de Farroupilha líder no Ideb no RS ensina lições para o sucesso

Escola Santa Cruz obteve a maior pontuação na avaliação da 8ª série.

Município atribui resultado a investimento na formação dos professores.


Escola Santa Cruz é a melhor colocada do estado no ciclo final do Ensino Fundamental (Foto: Márcio Luiz/G1)

Na contramão da tendência verificada no estado, um colégio de Farroupilha, na serra gaúcha, mostra que tem algumas lições a ensinar quando o assunto é educação de qualidade. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz obteve 6,8 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foi o melhor resultado para os anos finais entre as escolas públicas do Rio Grande do Sul e a 17ª posição no ranking nacional, entre 30.842 instituições avaliadas.


Divulgado na terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb é o principal indicador para medir a qualidade do ciclo básico do ensino brasileiro. A primeira avaliação foi feita em 2005 e desde então uma nova é realizada a cada dois anos. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil, aplicada para crianças da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

Escola tem quadra coberta para a prática de esportes e laboratórios
(Foto: M'árcio Luiz/G1)

Desde a primeira edição do Ideb até a avaliação mais recente, a Escola Santa Cruz apresentou crescimento de 2,3 pontos. Partiu de 4,5 em 2005, passando para 4,9 (2007), depois para 6,0 (2009) até chegar aos 6,8 pontos atuais. O índice é bem superior à média do estado, que se manteve estagnada em 4,1 pontos para os alunos do último ciclo do Ensino Fundamental, dois décimos abaixo da meta estabelecida pelo MEC. O resultado gaúcho é o mesmo da média nacional.



Instituição atribui boa nota no Ideb a três fatores

A receita do sucesso da Escola Santa Cruz é simples e não chega a ser nenhuma novidade: professores motivados, boas instalações físicas e pais envolvidos no processo de aprendizagem dos filhos. "Acho que o comprometimento do corpo docente e dos pais faz a diferença. Há uma integração entre todos os segmentos da comunidade escolar, professores, família e comunidade. E isso favorece o desenvolvimento dos alunos", afirma a diretora da escola, Luciana Zanfeliz.

Com cerca de 300 estudantes matriculados, a escola localizada no distrito de Nova Milano conta com infraestrutura comparável a de colégios particulares. São duas quadras de esportes, uma delas coberta, para atividades físicas. Há ainda laboratório de Ciências (equipado com microscópio e outros equipamentos para experiências), de Informática e de Artes Visuais, além de refeitório. Os funcionários mantêm sempre limpos o pátio, salas, corredores e banheiros.
Aulas de arte e atividades lúdicas estimulamcriatividade dos alunos
(Foto: Márcio Luiz/G1)


As instalações da escola são abertas aos pais e à comunidade em geral. No local são celebradas datas comemorativas, festas, bingos, competições esportivas e olimpíadas escolares de português e matemática, por exemplo. "A gente procura muito os pais dos alunos para eventos e brincadeiras, atividades que possam integrar a família e o aluno na escola", conta a professora de Educação Física, Jaqueline Signori.

O número de alunos por turma é reduzido, de no máximo 20. Além das disciplinas tradicionais, o currículo inclui aulas de língua italiana, o idioma dos colonizadores de Farroupilha. A professora de Artes Visuais, Rosa Lúcia, diz que o currículo mais flexível, que contempla a realidade local e estimula a criatividade, também contribui para elevar o desempenho dos alunos em outras disciplinas, como Geografia ou História.

Municpío investe em formação contínua dos professores

Apesar de servir de exemplo, a experiência da Escola Santa Cruz não é isolada na cidade de 63,2 mil habitantes. O Ideb da rede pública do município atingiu 5,2 pontos, 1,1 acima da média estadual. Contabilizando apenas as 27 escolas da rede municipal, onde estudam mais de 6.320 alunos do Ensino Fundamental, o índice sobe para 5,4.


Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/08/escola-de-farroupilha-lider-no-ideb-no-rs-ensina-licoes-para-o-sucesso.html

Melhores escolas IDEB

RBS-RS e G1.com visitam a escola trazendo em primeira mão a seguinte notícia:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, em Farroupilha, obteve a melhor índice entre as notas para a 8ª série. Com 6,8 em 2011, a nota subiu oito décimos em relação a 2009, o que faz a insituição ocupar a 17ª posição no ranking nacional de municípios.
Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/08/nota-do-ensino-no-rio-grande-do-sul-fica-abaixo-da-projecao-do-mec.html


Assistam aos vídeos que sairam no RBS notícias e Jornal da Globo no dia 14 de agosto.

RBS notícias de 14 de agosto
Jornal da Globo - 14 de agosto



             Guto Teixeira e Guacira Merlin em visita a escola no dia 14 de agosto para reportagem
             Foto: acervo escola



PARABÉNS A DIREÇÃO, PROFESSORES, EX-PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS, EX-ALUNOS, PAIS E TODA A COMUNIDADE DE NOVA MILANO.


HOMENAGEM DIA DOS PAIS


No dia 11 de agosto, aconteceu a Missa em Homenagem ao Dia dos Pais, na Igreja Matriz de Nova Milano, com a participação especial do grupo musical da família da professora Kátia Brites (Celso, Maria Carolina e Matheus).   
Participaram da Missa alunos, pais, familiares e a comunidade em geral.





Professores recebem certificados de formação em tecnologia

Foto Leandro Rodrigues
formatura_educonexao
Formatura reuniu professores no Salão Nobre da prefeitura na tarde desta sexta-feira
06 de julho de 2012 às 14:45

Fruto da parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) com a NET Educação e o Instituto Crescer, cerca de 30 professores da rede municipal de ensino receberam os certificados de conclusão do curso de formação em educação e tecnologia Educonex@o nesta sexta-feira, 6. A formatura ocorreu às 14h, no Salão Nobre da prefeitura de Farroupilha.
Fonte Site Prefeitura de Farroupilha.

Representando a Escola Municipal Santa Cruz participaram do curso as professoras Marilene Zeni e Giovana Pozzer.

Parabéns colegas!

Olimpíadas de Língua Portuguesa

No dia 10 de julho, a professora Rosa Lúcia Radaelli Zanonatto, foi entrevistada pelos alunos do 7 ° ano e 7ªs séries, que colheram e complementaram informações sobre o lugar onde vivem, que servem de base para os textos de memórias literárias, que os educandos estão produzindo, para Olimpíada de Língua Portuguesa.